quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Seu filho(a) Mudou de Escola? Veja como ajudá-lo nesta adaptação.

sala de aula
Adaptar-se a uma nova escola é sempre um desafio. Por isso, os pais que têm filhos nessa situação precisam ficar especialmente atentos na volta às aulas, sobretudo quando a mudança ocorreu contra a vontade do estudante.

É o caso, por exemplo, das crianças e jovens cuja família teve que se mudar para outro bairro ou cidade, o que forçou a troca de colégio. Ou, ainda, quando uma redução do orçamento familiar exigiu buscar um colégio com mensalidade mais acessível ou uma escola pública.

A perda de contato com os amigos é uma questão pertinente e os pais não deveriam tratar isso como se fosse a coisa mais natural do mundo. Existe também o impacto de lidar com outros métodos de ensino, espaços desconhecidos e uma dinâmica institucional diferente. Tais fatores podem impactar a aprendizagem e o estado emocional de crianças e adolescentes.

A situação é diferente para o estudante que muda de escola porque não se adaptou à instituição anterior, ou porque foi reprovado, ou ainda porque sofria bullying. Neste caso, os pais precisam incentivá-lo a ver o novo ano letivo como uma oportunidade para começar uma nova etapa de vida, construindo uma história e uma imagem pessoal mais positivas, além de ter a chance de fazer amigos num ambiente em que ninguém conhece a sua trajetória passada.

Em todos esses casos, é recomendado acompanhar a vida escolar desde o início do ano. Isso significa mais do que ir às reuniões de pais. Algumas das providências concretas são: comunicar-se sempre com os responsáveis escolares e pedir relatórios periódicos da fase de adaptação, acompanhar os deveres de casa, conversar com o filho para perceber como anda a sua motivação e apoiá-lo nas dificuldades que surgirem, até que ele se sinta seguro e confiante.

Se seu filho mudou de escola, siga estas dicas:

•    No caso de crianças pequenas, explique os motivos da mudança. As coisas são mais fáceis de entender e aceitar quando conhecemos os porquês.
•    Mostre os aspectos positivos de mudar de escola: fazer novos amigos, transitar em novos ambientes, conhecer professores diferentes.
•    Estimule seu filho a manter, sempre que possível, comunicação e contato com os amigos da escola anterior.
•    Verifique se o ambiente da nova escola combina com seu filho, se os relacionamentos fluem naturalmente e se a didática é adequada.
•    Faça todo o esforço para que a experiência na instituição seja positiva, o que evitará todo o transtorno de uma nova mudança no futuro.

Fonte G1 ( Educação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário